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ADMINISTRAÇÃO

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos.

Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes, ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Diante deste cenário, o profissional em Administração precisa, portanto, manter-se atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

O GIGANTE DA GRADUAÇÃO

O bacharelado em Administração é a graduação mais ofertada no Brasil. São cerca de 1.700 cursos, em 2014, de acordo com o levantamento exclusivo do GUIA DO ESTUDANTE. As matrículas de bacharéis e tecnólogos na área correspondem a quase 1 milhão das 5,9 milhões existentes. Os números superlativos da Administração podem ser explicados, em parte, pelo caráter generalista do curso e pelo fato de o profissional ser um dos mais requisitados por empresas de todos os segmentos e portes.

MERCADO DE TRABALHO

O administrador é procurado por organizações de todos os setores econômicos e por empresas de todo porte. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são campos emergentes. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

CURSO

Os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Ao final do graduação, é exigido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o que consolida os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante seus estudos, além do estágio supervisionado e entrega de relatório.

DURAÇÃO

08 Períodos (04 anos)
Estrutura Curricular Administração
Credênciado