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Administração

A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “administração” significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor. É uma das graduações mais procuradas entre os interessados em ingressar no ensino superior. Da mesma maneira, o curso lidera o ranking das graduações que mais registram alunos concluintes. Com titulação acadêmica de bacharelado.

Ao longo do curso os estudantes são preparados para atuar no mercado de trabalho com funções ligadas à definição de estratégias e gerenciamento dos aspectos financeiros, materiais e humanos das Organizações. O Administrador é o responsável pela criação de metas, políticas internas, análise de resultados e realização de auditorias.

MERCADO DE TRABALHO

O campo de atuação do administrador é bastante amplo. Ele deve planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de empresas, quer sejam públicas ou privadas, e traçar estratégias e métodos de trabalho em diversas áreas (agroindustrial, escolar, financeira, hospitalar, rural, dentre outros.)

O papel principal do administrador é gerir um empreendimento, área ou departamento de forma a obter produtividade e aumentar a competitividade.

É um profissional com visão de negócio, capaz de atuar em diferentes setores econômicos, como:

  • Administração pública
  • Comércio
  • Serviços
  • Consultorias
  • Indústrias
  • Organizações não-governamentais (ONGs)
  • Cooperativas
  • Empreendimentos próprios

Empresas de todos os portes empregam administradores. É fácil vê-los atuando em departamentos como:

  • Recursos Humanos
  • Finanças
  • Marketing
  • Vendas
  • Operações
  • Logística
  • Estratégia e Análise
CURSO

O Curso de Bacharelado em Administração do CESBA tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho e, consequentemente, nas empresas/organizações públicas e privadas. Nesse contexto, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável.

A estrutura curricular do curso é formada, nos dois anos iniciais, por disciplinas de formação básica, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade, economia e informática. A partir do terceiro ano (quinto semestre) a carga horária do curso começa a ser mais dedicada à matérias específicas. Além do estágio obrigatório, é exigido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

DURAÇÃO