side-area-logo
Serviço Social

O/A assistente social é o profissional graduado em Serviço Social e inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) regulamentado pela Lei nº 8662/1993. Atua nas expressões da questão social, via políticas sociais. É um/a profissional qualificado/a para planejar, formular, implementar, executar e avaliar planos, programas, projetos e políticas sociais.; orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos; prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais; realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

MERCADO DE TRABALHO

O forte do mercado continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social e no INSS, mas também em hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam o campo de trabalho para além das grandes cidades. ONGs e fundações também contratam o assistente social. A procura é maior no Sudeste, mas existe demanda em todo o país.

CURSO

Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. A grade curricular inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio supervisionado é obrigatório, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).