side-area-logo
Educação Física

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no conselho da categoria (CREF). Para lecionar em escolas é necessário o diploma de licenciatura.

MERCADO DE TRABALHO

A valorização do bem-estar e da qualidade de vida aquece o mercado de trabalho para os bacharéis e licenciados em Educação Física. Os egressos poderão exercer suas atividades laborativas com vistas a:

  • Condicionamento físico: Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas;
  • Ensino: Ministrar aulas na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
  • Grupos especiais: Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças com necessidades especiais e grupos de risco em atividades físicas que beneficiem a saúde;
  • Performance: Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas;
  • Recreação: Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios;
  • Turismo ecológico: Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.
CURSO

Há muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. O aluno aprende, ainda, estatística, administração e economia, além das disciplinas específicas da área. Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no currículo as disciplinas ligadas ao processo pedagógico, como psicologia da educação e práticas pedagógicas. Além do estágio obrigatório, é exigido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).